O ensino de línguas face ao desafio das inteligências: das inteligências múltiplas à inteligência artificial

Datas: 2 e 3 de fevereiro de 2024

Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa Colégio Almada Negreiros – Campus de Campolide.

Este congresso é organizado em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (NOVA CLUNL), o Serviço de Cooperação Linguística e Educativa da Embaixada de França em Portugal e a Embaixada da Costa do Marfim em Portugal.

OBJETIVOS 

  • Adquirir uma melhor compreensão das Aprendizagens Essenciais (AE) e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) face à problemática da inteligência artificial (IA) e à teoria das inteligências múltiplas (IM);
  • Refletir nos diferentes conceitos de inteligência, tendo em conta os textos programáticos mencionados no ponto anterior;
  • Avaliar o potencial didático de atividades baseadas na teoria das inteligências múltiplas, mas também na inteligência artificial para o desenvolvimento das competências comunicativa, intercultural e estratégica em língua materna e estrangeira;
  • Refletir na didatização de documentos diversificados para a implementação de atividades de receção, produção, interação e mediação que promovem a aprendizagem das línguas, tendo em conta a teoria das inteligências múltiplas e os desafios levantados pela inteligência artificial;
  • Delinear sequências didáticas baseadas em atividades de receção, produção, interação e mediação, nomeadamente no âmbito de projetos interdisciplinares centrados nos alunos, recorrendo à teoria das inteligências múltiplas, mas também à inteligência artificial;
  • Partilhar práticas pedagógicas que levam em consideração os princípios delineados nos documentos orientadores, a teoria das inteligências múltiplas e as potencialidades da inteligência artificial.

EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO

  • As Inteligências múltiplas e a inteligência artificial nas competências comunicativa, intercultural e estratégica;
  • As Inteligências múltiplas e a inteligência artificial nos projetos interdisciplinares;
  • As Inteligências múltiplas, a inteligência artificial e a avaliação.

Estes aspetos serão abordados do ponto de vista teórico, em conferências, e desenvolvidos de forma prática em diversos ateliês que funcionarão em paralelo.

Consulte o programa e inscreva-se através do formulário.

Este XXXI Congresso está acreditado junto do CCPFC na base de 13 horas, o que corresponde a 0,5 créditos, para os grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350.

Encontre aqui algumas imagens deste evento.