Tema : Avaliar as aprendizagens no século XXI – estratégias, instrumentos e propostas de trabalho

Datas : 23 e 30 de janeiro de 2021

Local : Online

Este congresso é organizado em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), o Serviço de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada de França em Portugal e a Embaixada da Suiça em Portugal.

OBJETIVOS

Caracterizar a avaliação apresentada no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) e nos textos programáticos, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais (AE)
Distinguir os tipos de avaliação e as suas finalidades
Analisar instrumentos de avaliação à luz das diferentes metodologias e contextos de aprendizagem, nomeadamente no ensino a distância
Refletir de forma crítica sobre diversas práticas de avaliação no ensino das línguas, tendo em conta as orientações do QECRL e das AE
Partilhar técnicas e estratégias diversificadas, experiências e materiais pedagógicos com vista à melhoria das práticas de avaliação

EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO

  • A avaliação das competências comunicativas em língua
  • Os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) e das AE relativos às competências comunicativas
  • A pertinência dos vários instrumentos de avaliação relativamente às competências comunicativas a serem avaliadas
  • A avaliação em várias metodologias de ensino e as finalidades dos vários tipos de avaliação
  • A avaliação na metodologia de projeto
  • A avaliação no ensino a distância

Partilha de práticas de avaliação no âmbito das Aprendizagens Essenciais e/ou das metodologias ativas em língua no sistema educativo atual a nível nacional e internacional
Estes aspetos serão abordados do ponto de vista teórico, em conferências, e desenvolvidos de forma prática em diversos ateliês.

Inscreva-se através do preenchimento do formulário.