XXVII Congresso da APPF
Tema: Ensino das línguas e projetos interdisciplinares: implementação, monitorização e avaliação
Datas : 24 e 25 de janeiro de 2020
Local : Faculdade das Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
Este congresso é organizado em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), o Serviço de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada de França em Portugal e a Embaixada da Tunísia em Portugal, com o apoio do CLUNL.
OBJETIVOS
- Adquirir uma melhor compreensão das Aprendizagens Essenciais (e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) para uma aplicação efetiva na sala de aula
- Adquirir e atualizar conhecimentos no âmbito das metodologias ativas, tendo em conta a aprendizagem das línguas portuguesa e francesa
- Aprender a organizar, implementar e avaliar um projeto, no âmbito da interdisciplinaridade
- Refletir de forma crítica sobre a aplicação das práticas pedagógicas centradas no aluno, avaliando as potencialidades destas práticas na promoção das aprendizagens essenciais desejadas em língua
- Partilhar técnicas e estratégias diversificadas, experiências e materiais pedagógicos com vista à melhoria das práticas letivas
- EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO
- As Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
- O ensino por metodologias ativas
- A pedagogia do projeto e a sua avaliação
- Abordagens interdisciplinares no ensino/aprendizagem das línguas portuguesa e francesa
- Partilha de práticas de ensino/aprendizagem no âmbito das Aprendizagens Essenciais e/ou das metodologias ativas em língua no sistema educativo atual a nível nacional e internacional. Estes aspetos serão abordados do ponto de vista teórico, em conferências, e desenvolvidos de forma prática em diversos ateliês que funcionarão em paralelo.
Se quiser inscrever-se no evento com crédito (0,5), deverá inscrever-se com crédito. A formação foi acreditada pelo CCPFC, com a duração de 12 horas, o que corresponde a 0,5 créditos para os professores dos grupos de recrutamento 210, 300 et 320.