XXVII Congresso da APPF

Tema: Ensino das línguas e projetos interdisciplinares: implementação, monitorização e avaliação

Datas : 24 e 25 de janeiro de 2020

Local : Faculdade das Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa

Este congresso é organizado em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), o Serviço de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada de França em Portugal e a Embaixada da Tunísia em Portugal, com o apoio do CLUNL.

OBJETIVOS

  • Adquirir uma melhor compreensão das Aprendizagens Essenciais (e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) para uma aplicação efetiva na sala de aula
  • Adquirir e atualizar conhecimentos no âmbito das metodologias ativas, tendo em conta a aprendizagem das línguas portuguesa e francesa
  • Aprender a organizar, implementar e avaliar um projeto, no âmbito da interdisciplinaridade
  • Refletir de forma crítica sobre a aplicação das práticas pedagógicas centradas no aluno, avaliando as potencialidades destas práticas na promoção das aprendizagens essenciais desejadas em língua
  • Partilhar técnicas e estratégias diversificadas, experiências e materiais pedagógicos com vista à melhoria das práticas letivas
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  • EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO
  • As Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
  • O ensino por metodologias ativas
  • A pedagogia do projeto e a sua avaliação
  • Abordagens interdisciplinares no ensino/aprendizagem das línguas portuguesa e francesa
  • Partilha de práticas de ensino/aprendizagem no âmbito das Aprendizagens Essenciais e/ou das metodologias ativas em língua no sistema educativo atual a nível nacional e internacional. Estes aspetos serão abordados do ponto de vista teórico, em conferências, e desenvolvidos de forma prática em diversos ateliês que funcionarão em paralelo.

Se quiser inscrever-se no evento com crédito (0,5), deverá inscrever-se com crédito. A formação foi acreditada pelo CCPFC, com a duração de 12 horas, o que corresponde a 0,5 créditos para os professores dos grupos de recrutamento 210, 300 et 320.