Tema: As Aprendizagens Essenciais no ensino das línguas: novos desafios metodológicos

Datas : 25 e 26 de janeiro de 2019

Local : Faculdade das Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa

Este congresso é organizado em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), o Serviço de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada de França em Portugal e com a Embaixada da Bélgica.

OBJETIVOS

  • Adquirir uma melhor compreensão das Aprendizagens Essenciais (e do Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade obrigatória) para uma aplicação efetiva na sala de aula

  • Adquirir e atualizar conhecimentos no âmbito das metodologias ativas, tendo em conta a aprendizagem das línguas portuguesa e francesa

  • Aprender a organizar, implementar e avaliar um projeto, no âmbito da interdisciplinaridade

  • Refletir de forma crítica sobre a aplicação das práticas pedagógicas centradas no aluno, avaliando as potencialidades destas práticas na promoção das aprendizagens essenciais desejadas em língua

  • Partilhar técnicas e estratégias diversificadas, experiências e materiais pedagógicos com vista à melhoria das práticas letivas

EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO

  • As Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

  • O ensino por metodologias ativas

  • A pedagogia do projeto e a sua avaliação

  • Abordagens interdisciplinares no ensino/aprendizagem das línguas portuguesa e francesa

  • Partilha de práticas de ensino/aprendizagem no âmbito das Aprendizagens Essenciais e/ou das metodologias ativas em língua no sistema educativo atual a nível nacional e internacional

Estes aspetos serão abordados do ponto de vista teórico, em conferências, e desenvolvidos de forma prática em diversos ateliês que funcionarão em paralelo.