No âmbito da Journée Internationale des Professeurs de Français, a Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF) em parceria com a Academia Olímpica de Portugal (AOP) vai dinamizar um webinar destinado a todos os professores de FLE em Portugal.

Título: Academia Olímpica de Portugal e o Programa Cultural Olímpico

Resumo: Na qualidade estatutária de «entidade integrada» do Comité Olímpico de Portugal, a Academia Olímpica de Portugal (AOP) poderia ser caracterizada como estrutura vocacionada para intervenção no domínio da cultura olímpica no nosso país. Com a dupla missão de promover os valores associados ao olimpismo e de estudar o fenómeno olímpico, a AOP assume-se no papel de contribuinte para a realização do sonho do fundador do olimpismo moderno, Pierre de Coubertin, de criar um centro académico vocacionado para estudar o olimpismo e disseminar o ideal herdado dos Jogos Olímpicos antigos, adaptado à sociedade contemporânea.

É com essa visão que a AOP desenvolve desde a fundação, em 1986, uma atividade em que as escolas se contam entre os seus mais próximos parceiros, sobretudo quando se trata de desenvolver iniciativas de sensibilização para os valores éticos que constituem a matriz do espírito olímpico. Mas também quando os projetos apontam para formas mais aprofundadas de intervenção, desde logo através do estudo do Olimpismo como contributo para melhor conhecer a sociedade na generalidade das suas vertentes e o desporto em particular.

Neste quadro, a AOP criou o Programa Cultural Olímpico-2024, através do qual visa assinalar com iniciativas de carácter cultural (i.e., artes e ideias) a realização dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Nesse âmbito, a AOP junta-se à Associação Portuguesa dos Professores de Francês para colaboração no projeto Que vois-tu sur le podium ?  que tem em vista a mobilização dos estudantes de Francês para desenvolverem trabalho associando a língua francesa e a temática olímpica.

Orador: Tiago Viegas

Duração: 60 minutos

Quinta-feira, 23 de novembro das 17 h 30 às 18 h 30 (Portugal continental)

No final da apresentação, haverá um momento de debate aberto a todos os participantes.

Participação gratuita, mediante inscrição obrigatória, através deste formulário, e limitada às vagas existentes.

Será emitido um certificado de presença aos participantes.

Participe também no Tirage au Sort !…