Para o ano letivo 2023/2024, a Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF), em colaboração com o Institut français du Portugal e a Alliance française, organiza um concurso de vídeos destinado a todos os alunos de francês de todos os níveis de ensino em Portugal.

O objetivo deste concurso, além da promoção do ensino-aprendizagem da língua francesa em Portugal, é sensibilizar a comunidade escolar – e, em particular, os alunos – para a importância da Revolução dos Cravos na democratização do país, sem perder de vista o papel fulcral da França – terra de acolhimento de muitos dissidentes do regime – neste processo.

Concretamente e numa perspetiva intercultural, os alunos são convidados a elaborar individualmente ou em grupo um vídeo no qual poderão declinar de várias formas os temas “Viagem” e “Liberdade”.

A inscrição neste concurso deve ser feita pelo professor responsável através deste formulário até ao dia 20 de fevereiro de 2024.

Os projetos devem ser enviados até ao dia de abril e a divulgação dos vídeos será feita, nas redes sociais da APPF, no dia 15 de abril, data a partir da qual o público poderá votar nos seus projetos preferidos. Paralelamente, um júri composto para o efeito elegerá os melhores projetos (várias categorias a concurso).

A comunicação dos resultados far-se-á no dia 25 de abril de 2024.

Consulte o regulamento. Veja os vídeos dos alunos no canal  Youtube.