No âmbito da formação de professores, a APPF em parceria com a NOVA FCSH, o CLUNL e o IFP vai realizar a formação O ensino de línguas face aos desafios da inteligência artificial (13 horas (0,5 créditos CCPFC).

Datas Horário 
25 de junho (terça-feira) 18h – 19h
10 de julho (quarta-feira) 9h30 – 17h
11 de julho (quinta-feira) 9h30 – 17h

Local: Online através da plataforma Zoom.

Esta formação é acreditada pelo CCPFC, com a duração de 13 horas, correspondendo a 0,5 créditos, destinada aos professores dos grupos disciplinares 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350.

OBJETIVOS

  • Adquirir uma melhor compreensão dos documentos orientadores (PA e AE) face à problemática da inteligência artificial (IA);
  • Refletir nos diferentes conceitos de inteligência, tendo em conta os textos programáticos mencionados no ponto anterior;
  • Avaliar o potencial didático de atividades baseadas na IA para o desenvolvimento das competências comunicativa, intercultural e estratégica em língua materna e estrangeira;
  • Refletir na didatização de documentos diversificados para a implementação de atividades de receção, produção, interação e mediação que promovem a aprendizagem das línguas, tendo em conta os desafios levantados pela IA;
  • Delinear sequências didáticas baseadas em atividades de receção, produção, interação e mediação, nomeadamente no âmbito de projetos interdisciplinares centrados nos alunos, recorrendo à IA;
  • Partilhar práticas pedagógicas que levam em consideração os princípios delineados nos documentos orientadores e as potencialidades da IA.

EIXOS TEMÁTICOS DA FORMAÇÃO

  • A inteligência artificial nas competências comunicativa, intercultural e estratégica;
  • A inteligência artificial nos projetos interdisciplinares;
  • A inteligência artificial e a avaliação.

Estes aspetos serão abordados do ponto de vista teórico em conferências e desenvolvidos de forma prática em diversos ateliês.

A língua de comunicação será predominantemente o francês. Inscreva-se através do formulário. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada e de acordo com as vagas existentes.