Apresentação

Este projeto dinamizado pela APPF, financiado pela FIPF e OIF, em colaboração com a NOVA FCSH e o CLUNL, é constituído por um ciclo de formações destinadas aos professores de Francês Língua Estrangeira (FLE), mas também e sobretudo para os potenciais futuros professores de FLE (estudantes de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento).

Objetivos

Para além de aprofundar a aprendizagem da língua francesa e de pôr em evidência novas abordagens no ensino/aprendizagem, o principal objetivo deste ciclo é reunir, à volta de vários temas, um público diversificado e de fomentar a criação de uma rede de interações entre professores e futuros candidatos a esta profissão.

Outro objetivo não menos importante é o de motivar a práticas colaborativas e à reflexão, seguindo os princípios da pesquisa-ação e do trabalho colaborativo entre pares.

  • la recherche-action (Catroux 2002, Macaire 2007, 2010, 2010, Narcy-Combes 2001)
  • le travail collaboratif entre pairs (Letor 2010, 2015, Beaumont 2010).

Conteúdos e metodologia

Nestas formações, são privilegiados momentos de discussão que permitem, pela partilha de ideias e perspetivas diferentes (estudantes de FLE, estudantes em formação pedagógica, estagiários, professores no ativo), a identificação de necessidades e a formulação de hipóteses pedagógicas, mas também a experimentação e a avaliação dessa mesma experimentação com vista a resolver os problemas detetados e ultrapassar as dificuldades encontradas.

Perspetivas

Com este projeto, a APPF deseja promover novas dinâmicas de formação que vem colmatar a falta generalizada de troca de ideias, de diálogo e de partilha entre pares e sobretudo entre diferentes gerações de (futuros) professores.

A associação visa também cativar e motivar novos públicos para a carreira de professor de francês, intervindo diretamente junto dos potenciais interessados nesta profissão.

Por último, espera que estas formações baseadas no intercâmbio e no diálogo possam modificar certas práticas didáticas e pedagógicas, a fim de reforçar o ensino/aprendizagem da língua francesa nas escolas portuguesas.

As primeiras formações realizadas tiveram como tema de base:

  • A avaliação (formação integrada em parte no congresso anual da APPF)
  • A canção no ensino das línguas