Jean-Marc Defays

Jean-Marc Defays (Presidente da FIPF) e Elisabete Pires (Presidente da APPF)

XIVº CONGRESSO MUNDIAL DA FIPF

D2 14 a 21 julho de 2016, em Liège, a APPF participou no XIVº congresso mundial organizado pela Federação Internacional dos professores de Francês (FIPF), intitulado «Le français, langue ardente». Este congresso foi organizado Em torno de nove simposiums temáticos e de várias oficinas «jeunes chercheurs» e «formation continue» e incidiu sobre a questão urgente e crucial do lugar e do paple do francês nos mundos cultural, social, intelectual, económico, professional de hoje e de amanhã.

Este acontecimento, que tem lugar de quatro em quatro anos, ofereceu um programa extrememente rico e diversificado e permitiu aos professores de FLE vindos do mundo inteiro de se enriquecerem professionalment, de encontrar ideias inovadoras, de descobrir novas tecnologias para melhor seduzirem o seus aprendentes de francês e sobretudo de partilhar as suas experiências e saberes-fazer com colegas vindos de uma centena de países. Esta semana de trabalho também incluiu momentos de encontros e de partilha em numerosas actividades sociais e culturais. A APPF contribuiu para este dinamismo e energia criadora do programa: Cristina Avelino e Elisabete Pires apresentaram uma comunicação intitulada «Compétences professionnelles et formation continue» e Elisabete Pires e Olga Marques «La chanson en scène : dynamique d’un projet».

A síntese dos trabalhos demonstrou a urgência da formação de docentes que dominam a língua francesa, da modernização da língua e do equipamento digital, da abertura do leque de recursos, da importânia da interculturalidade e do laço estreito entre a língua e a cidadania.

Momentos de convívio durante as pausas e durante as refeições marcaram esta semana de trabalho intenso e permitiram refletir sobre os diferentes aspetos do trabalho associativo e estabelecer redes de contactos a fim de favorecerem  as trocas de experiências e a construção de futuros projetos internacionais.