XIIIº CONGRESSO MUNDIAL DA FIPF

O XIII º Congresso Mundial da FIPF realizou-se em Durban, na África do Sul, de 23 a 27 de julho, sob o tema – Le monde en marche : l’enseignement du français entre globalisation et contextualisation. Para desenvolver esta temática, o programa apresentou uma oferta bastante variada: conferências, mesas redondas, comunicações, oficinas de formação, intervenções e exposições de novidades editoriais. Durante o evento, também decorreram as Assembleias Gerais da FIPF e da CEO para eleger os seus órgãos de direção.
Este congresso, que tem lugar de quatro em quatro anos, ofereceu um programa bastante rico e permitiu uma atualização profissional, a descoberta de práticas inovadoras, a descoberta de novas tecnologias e sobretudo uma partilha de experiências e de competências entre colegas vindos de mais de uma centena de países. Esta semana de trabalho também proporcionou momentos de convívio em atividades culturais variadas. A APPF contribuiu ao dinamismo deste congresso com duas presenças: Cristina Avelino, como conferencista e participante numa mesa redonda intitulada Le CECR et l’enseignement du français, langue étrangère : quels enjeux en 2012 ? e Conceição Oliveira como participante na mesa redonda : Les politiques linguistiques nationales des pays européens et les associations de la CEO.
Para todos os participantes, este evento representou um momento excecional em termos científicos, pedagógicos e culturais e cheio de boas lembranças da terra africana!